Implantação da coleta seletiva dos resíduos sólidos

Por Eng. Rui Muniz

Em 2006, através de Decreto o Presidente da República, Nº5940, fixou-se a obrigatoriedade de implantação da coleta seletiva nos órgãos públicos federais, com a destinação para o movimento social organizado. Tal decreto decorre da ação do Movimento Nacional dos Catadores, que possuem uma forte organização em vários estados do Brasil, já tendo realizado vários Encontros Nacionais e inclusive um de caráter continental, este movimento tem forte ação sobre Governo Federal.

Este trabalho traduz, em parte, a implantação da Coleta Seletiva pela Prefeitura Universitária do Campus do Vale da UFRGS, resultado da Política de Manutenção Criativa, a partir de suas dimensões e comprometida com os objetivos organizacionais de melhora da Gestão alinhada ao Ciclo de Vida das Estruturas, Infraestruturas, Sistemas, e Equipamentos com respeito à Saúde e Segurança plena e ao Meio Ambiente. Essa Política garante uma visão de conjunto, criando um consenso natural na organização, garantindo uma direção única para todos e alinhando os esforços; dessa forma, as Tomadas de Decisão são agilizadas e fundamentadas por meio de uma Construção Coletiva das comunidades interna e externa à Universidade.

A efetivação da coleta se deu através de convênio com a Prefeitura do município de Viamão e a Associação Ecológica Passo Dorneles, para a colaboração recíproca, a fim de promover a elaboração conjunta e a execução de ações para a coleta, a destinação e a triagem adequadas dos resíduos sólidos recicláveis, provenientes do Campus do Vale da UFRGS, com vistas à geração de renda dos integrantes da Associação e, em sentido mais amplo, ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente. Como resultado temos hoje a destinação de aproximadamente 20 toneladas de material reciclável por mês para a Associação, oriundos das atividades do Campus do Vale da UFRGS.

Leia o artigo Implantação da coleta seletiva dos resíduos sólidos na íntegra