Mantenabilidade e a estratégia nas organizações

Por Eng. Rui Muniz

A relação entre manutenção, enquanto processo de sustentação da produção, e a estratégia da organização significa o cumprimento de objetivos estratégicos para as pessoas e para a organização. O estabelecimento de requisitos para a mantenabilidade na execução de serviços de manutenção, com essa compreensão, se constitui no alinhamento estratégico necessário aos resultados da organização e a observação a princípios ergonômicos, de segurança e de preservação da saúde dos trabalhadores. O artigo trata justamente desses requisitos de mantenabilidade e sua relação com a estratégia organizacional.

Valores associados à ergonomia, como ambiente, capacitação, desenvolvimento pessoal, condições, meios e construção coletiva são demandas evidentes, complementares às normas e determinações organizacionais; necessidades e oportunidades de melhorias quanto à mantenabilidade afloram, quando se observa a necessidade do estabelecimento de requisitos gerais para nortear às atividades de manutenção. O objetivo de reduzir riscos de falhas por não conformidade pode tornar-se a grande ferramenta para uma melhor mantenabilidade. Constata-se que “o que fazer”, prescrito pelas normas, está sendo ultrapassado pelo “como fazer”, posto que as condições objetivas do ambiente de execução da tarefa são determinantes e não podem ser lacunas na programação dos serviços. Mantenabilidade, assim, torna-se uma ferramenta com bases ergonômicas para que possa garantir a efetividade das atividades e serviços de manutenção pela facilidade e segurança.

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